terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Resultados 1º período dos alunos sinalizados ao GAAF

No 1º período deste ano lectivo foram sinalizados para o GAAF 86 alunos, dos quais apenas 57 foram sujeitos a avaliação sumativa. Os restantes não foram avaliados por falta de assiduidade.

As sinalizações foram realizadas pelos diretores de turma, pelos professores titulares de turma e educadores, devido a diversas problemáticas que interferem com o desempenho escolar dos alunos.

Constitui um objetivo do GAAF a monitorização do desempenho escolar desses alunos, de forma a conseguir ajustar as estratégias utilizadas na promoção do sucesso escolar.

É nesse sentido que fazemos a apresentação de alguns dados referentes ao 1º período, os quais poderão ser apropriados e servir de ponto de partida para uma reflexão, que permita reajustar as estratégias de intervenção.




segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ação sobre alimentação e comportamentos saudáveis

O GAAF irá realizar, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade – Centro de Saúde do Seixal, uma ação de sensibilização sobre a alimentação. Para além disso, a equipa pretende realizar uma sessão de sensibilização, desta vez, sobre comportamentos.

A ação sobre alimentação implicará a realização de um inquérito aos alunos e a presença da equipa da saúde para trabalhar algumas competências com os alunos, em função dos resultados do referido inquérito.

Quanto à ação sobre comportamentos, esta implicará a realização de algumas dinâmicas que procurarão melhorar comportamentos e atitudes dos alunos em diferentes espaços escolares. Esta ação tem como objetivo sensibilizar os alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade deste agrupamento, correspondendo a um total de 36 turmas, e decorreu durante as aulas de Formação Cívica.

.



.



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Animação de Recreios

Porque os recreios são áreas algo desvalorizados, de pequena dimensão, de oferta reduzida quanto às oportunidades ao nível da dinamização dos mesmos é necessário reinventar os recreios das escolas de 1ºCiclo. São assim desenvolvidas diariamente no intervalo da manhã nas escolas JI/ EB Nun'Álvares e JI/ EB Qtª S. João atividades diversas que se focam essencialmente na exploração e desenvolvimento psico-motor e no estímulo da destreza física, promovendo momentos lúdico-pedagógicos.